Laura Esperança, presidente da Junta de Leiria, Reinaldo Gomes, Delegado do INATEL e José Paiva de Carvalho, governador civil do distrito, descerraram, no passado dia 2 de Fevereiro, uma placa evocativa da prisão de Miguel Torga, no edifício onde este esteve detido, em 1939, actual sede do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Este acto solene deu início à primeira comemoração do Dia de Miguel Torga em Leiria, que contou ainda com a abertura ao público de uma exposição sobre o escritor na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.
Estiveram presentes várias outras personalidades, como o vereador da Cultura da CML, Vítor Lourenço, a Chefe de Divisão da Cultura desta autarquia, Fátima Bentes, a deputada Odete João, David Catarino, presidente da Região de Turismo Leiria-Fátima, adjuntos do Governo Civil de Leiria, representantes da PSP e do SEF, diversos elementos da Junta de Leiria, elementos da Comissão Organizadora e público em geral. Entre os presentes encontrava-se José Cymbron, que em 2008 lançou a ideia da criação do Dia de Miguel Torga em Leiria.
O texto grafado na placa é o seguinte:
«Por ordem da PIDE, esteve detido neste edifício, de 30-11 a 2-12-1939, o médico e escritor Miguel Torga. A este propósito, escreveu no “Quinto Dia” de “A Criação do Mundo”: “Da janela gradeada do cubículo onde fui metido viam-se os telhados de meia cidade, uma nesga da fachada da Sé, as torres de várias igrejas, o cemitério e (…) a capela da Senhora da Encarnação (…). Por detrás, lá longe, a aldeia da Abadia a branquejar na verdura dos montes onde costumava ir à caça...”
Primeira comemoração do Dia de Miguel Torga em Leiria, 2 de Fevereiro, 2009. JFL».
No próximo sábado, dia 7, pelas 14h30, terá ainda lugar outro dos eventos desta comemoração, o II Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria, que decorrerá no auditório da Caixa Agrícola de Leiria, com entrada livre.
Sem comentários:
Enviar um comentário